notícia

🌍 Asa Hilliard III: o pensador da educação e da psicologia

Asa Grant Hilliard III (1933-2007) foi psicólogo, educador, egiptologista e historiador cuja contribuição para o campo da psicologia e educação é internacionalmente reconhecida. Na especificidade dos estudos negro-africanos nos EUA, Hilliard III é uma referência fundamental ao desenvolver uma proposta metodológica e curricular para o desenvolvimento de socialização, educação e psicologia a partir de perspectivas culturais indígenas africanas desde o Egito antigo, oeste africano e diáspora. Hilliard III é autor de mais de mil publicações.

Ele recebeu centenas de prêmios e reconhecimentos de muitas organizações e instituições de prestígio nos EUA e em países africanos. As duas obras foram selecionadas porque apresentam fundamentos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de processos educativos e promoção da saúde mental desde perspectivas indígenas africanas.

Apesar do seu reconhecimento internacional, aqui no Brasil ele ainda é um autor pouquíssimo conhecido e utilizado. Esse fato está mais relacionado aos processos de exclusão e epistemicídio em nossos currículos ocidentalizados, do que com a qualidade acadêmica e cultural do trabalho deste pesquisador. Como o Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano, parece muito significativo o estudo, a análise e a utilização de referências que colaborem com o reconhecimento e a valorização das contribuições culturais africanas para a formação social, o avanço educacional do país e a promoção da saúde mental.  

Durante intercâmbios internacionais para desenvolvimento de pesquisa de doutorado em Psicologia Social, Capoeira Angola e Pertencimento Étnico-Racial, pude aprofundar estudos sobre e pensamento de Dr. Asa Hilliard III. Em Atlanta, fui orientada por Dra. Joyce E. King da Georgia State University – GSU- e por Dr. Wade Nobles da San Francisco State University – SFU. Também tive a honra de trabalhar junto ao Crim Center for Urban Education, centro de pesquisa fundado por Dr. Asa Hilliard III na GSU.

Dentro do quadro do Grupo de Estudos em Psicologia Afrocentrada na Lusofonia da Psicologia & Africanidades (GEPAL/P&A) resolvi traduzir duas obras deste pensador africano-estadunidense:

Poder Africano – afirmando a socialização indígena africana em face a guerras culturais; e

SBA – redespertando a mente africana. A primeira obra será lançada em 2025 e a segunda em 2026.

Tenho certeza de que tornar esse conhecimento acessível em língua portuguesa será de grande valia para avançarmos na educação para as relações étnico-raciais. Conheça os livros traduzidos, assista os vídeos de apresentação em nosso Canal Psicologia & Africanidades no Youtube:


🔗 Conheça mais:
🎥 Assista aos vídeos de apresentação das obras no Canal Psicologia & Africanidades no YouTube

admin

Sobre a P&A

Nos pautamos na filosofia Ubuntu para libertação e cura.

Acreditamos que podemos construir uma sociedade que consiga conviver com a diversidade humana.

© 2024 Psicologia e Africanidades • Todos os direitos reservados