Um exemplo de texto 2

Uma experiência de formação de Professor@s de áreas quilombolas por meio da Pret@gogia.

Autores:

Geranilde Costa e Silva

Sandra Haydée Petit.

Resumo:

Expomos uma experiência de formação de professores/as de áreas Quilombolas do semi-árido cearense por meio do I Curso de Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Africanas e dos Afrodescendentes. Para desenvolver esse curso criamos e aplicamos a Pret@gogia, um referencial teórico-metodológico fincado nos princípios da cosmovisão de base africana e afro-brasileira. Iniciativa do Núcleo das Africanidades Cearenses – NACE –, órgão ligado à Faculdade de Educação da UFC, o curso foi financiado pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC/SECAD –, atendendo ao Edital de 03/07/2009, com o intuito de desenvolver formação continuada e produção de material didático para as comunidades remanescentes de quilombos. Na prática, essa formação vem significar mais um esforço no sentido de cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação por meio da Lei Nº. 10.639/03, que determina o ensino da História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras na educação básica.

Referência:

Geranilde Costa e Silva; Sandra Haydée Petit. Uma experiência de formação de Professor@s de áreas quilombolas por meio da Pret@gogia. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v.3, n.1, p. 243-261, 2014.

Sobre a P&A

Nos pautamos na filosofia Ubuntu para libertação e cura.

Acreditamos que podemos construir uma sociedade que consiga conviver com a diversidade humana.

© 2024 Psicologia e Africanidades • Todos os direitos reservados  

plugins premium WordPress