
Autores:
Daniela Barros Pontes e Silva
Saulo Pequeno Nogueira Florêncio
Resumo:
A trajetória da formação social do Brasil naturaliza a ideia de que vivemos numa democracia racial, invisibilizando e mascarando o racismo e as assimetrias nas relações étnico-raciais. O enfrentamento do racismo na educação infantil também encontra dificuldades na busca pela prática de uma educação anti-racista: o primeiro deles é o da negação da própria existência do racismo; e o segundo, o do não reconhecimento de que o racismo enraizado na sociedade e na cultura atua sobre a constituição humana das crianças, em seus processos de desenvolvimento. Com suporte da teoria histórico-cultural de Vigotski, o texto procura discutir como o racismo impacta a infância, procurando indicar, também, elementos e possibilidades para uma educação anti-racista. A partir das contribui-ções das lutas do Movimento Negro e de bibliografia que trata da educação para as relações étnico-raciais desde a infância, o artigo defende o direito das crianças a uma educação infantil anti-racista.
Referências: