Um exemplo de texto 2

Programa de ação afirmativa do Instituto Rio Branco: discursos de diplomatas e candidatos/as à diplomacia.

Autores:

Elcimar Pereira Dias

Resumo:

As percepções a respeito do Programa de Ação Afirmativa (PAA) Bolsa Prêmio de Vocação para Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr), órgão do Itamaraty, e a repercussão do PAA em suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Parte-se do pressuposto de que há uma sub-representação de negros/as na carreira diplomática e que esse Programa de Ação Afirmativa não coloca negros/as em pé de igualdade com os brancos para concorrer ao Concurso de Admissão para Carreira Diplomática (CACD). Para além de buscar bibliografias de trabalhos que abordam o tema, foram estudados os editais dos últimos dez anos tanto do PAA quanto do CACD. Para a análise dos dados desta tese, lançamos mão da Teoria de Justiça de Nancy Fraser, a partir das perspectivas das três dimensões de justiça (redistribuição, reconhecimento e representação) e dos Estudos de Relações Raciais, por meio de dados empíricos, apresentação de conceitos relativos à raça e ação afirmativa. Para o desenvolvimento e a organização do estudo, utilizamos o método de Hermenêutica de Profundidade de John Thompsom e o conjunto de técnicas para análise de conteúdo de Laurence Bardin. Para o levantamento dos dados empíricos foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas, com homens e mulheres, na faixa etária de 24 a 44 anos, com candidatos/as à bolsa, bolsistas e ex-bolsistas aprovados/as no CACD e ex-bolsistas não aprovados no concurso. A partir das entrevistas, foi possível identificar que o PAA foi crucial para que alguns/as entrevistados/as decidissem seguir a carreira diplomática e, para outros/as, a bolsa, significou a busca de realização de um sonho antigo que parecia inatingível. Verificou-se, também, que estudar para a bolsa ou ser bolsista foi muito importante para a ampliação dos horizontes profissionais e acadêmicos dos participantes, mesmo para as pessoas que não se tornaram diplomatas. Em relação à teoria de Nancy Fraser, relativa ao alcance das três dimensões necessárias para obter-se a justiça, considerou-se, a partir das falas dos/as entrevistados/as, que o Programa não contempla as três dimensões. Uma vez que a dimensão redistributiva oferece oportunidade financeira para pessoas que, sem o recurso, não conseguiriam realizar a formação necessária para o concurso, o valor oferecido não garante que negros/as estejam em pé de igualdade com os/as brancos/as para competir. A dimensão de reconhecimento deixaria a desejar, na visão da maioria dos/as entrevistados/as, pois, não são realizadas ações que visem transformar as concepções preconceituosas relacionadas aos negros/as em espaços de prestígio. E a limitação em relação à dimensão de reconhecimento afeta diretamente a dimensão de representação, uma vez que, nem sempre negros/as diplomatas, são reconhecidos/as como tal nos espaços em que circulam

Referências

Pereira, Elcimar Dias. Programa de ação afirmativa do Instituto Rio Branco: discursos de diplomatas e candidatos/as à diplomacia. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

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