Missão > Promover diálogos com pessoas, instituições e governo visando desenvolver educação afrocentrada e antirracista em diferentes esferas da sociedade
Visão > Desenvolver maturidade tecnológica, sustentável, competitiva, e de inovação para promoção de impacto social antirracista até julho de 2026.
Valores > Transparência, Equidade, Responsabilidade, Excelência, Colaboração, Ancestralidade
Fundadora e coordenadora do Psicologia & Africanidades (2010)
Sou pós-doutora em Psicologia pela PUC-Campinas (2015-2018), doutora pela PUC-SP (2010-2013) com estágio de internacional na Georgia State University – Atlanta/EUA (2011-2012), mestra em Educação no quadro do NEAB/UFSCar(2005-2008). Professora de capoeira angola do CECA-Academia João Pequeno de Pastinha formada por Mestre Pé de Chumbo (2019) e iniciada no Ile Axe Omo Aiye pela Yalorixá Nadia Santana e Mestre Lumumba Amauro (2016). Organizadora do livro Psicologia Afrocentrada no Brasil: psicologia da educação em diálogo com saberes tradicionais (2023). Autora do livro Libertação, Descolonização e Africanização da Psicologia: breve introdução à psicologia africana (2019). Coordenadora do projeto Psiccologia Afrocentrada no Brasil no Progama Centelha FAPESP/MCTI/FINEP/CNPq/CERTI (2023-2024).
Auxiliar administrativa (2021-atual)
Faço graduação em administração na PUC-Campinas, formações em torno da gestão financeira, pessoal, cultural e empresarial. Tenho experiência em atividades financeiras, gestão do fluxo de negócios e rotinas administrativas. Vivencio e aprendo com grupos culturais, tenho me formado como assistente de produção cultural e sou integrante do Samba de Bumbo Estão Estevam.
Através da minha formação tenho como objetivo contribuir com o desenvolvimento e gestão dos processos em torno da Piscologia & Africanidades. Desenvolvo e busco ferramentas para que a experiência em torno das trocas das informações seja fluida e leve.
Produtor Audio-visual (Programa Centelha)
Tiago Oliveira de Souza, coofundador da JS Films, colabora com o selo Reakise é conhecido como Jords MC, é rapper, produtor audiovisual e Beatmaker, têm estimulado fortemente o lançamento de singles que exploram trap, rap e R&B. Atuante no segmento musical desde 2000, desenvolve projetos na promoção da cultura urbana, oferecendo visibilidade e acesso às tecnologias do audiovisual.
Trabalhos desenvolvidos com Ricon Sapiência e Kamau. Recebeu diversas premiações incluindo Reconhecimento Cultural em 2008 pela Casa de Hip Hop de Campinas, focado na inclusão tecnológica no mercado fonográfico.
Ao longo de sua trajetória, realizou mais de 150 trabalhos audiovisuais, destacando-se por projetos comunitários e parcerias estratégicas. A influência do audiovisual, sendo filmmaker em videoclipes. Seu EP “Nascido Rei” (2018) cativou com faixa-título, consolidando-o na cena local.
Empresa de marketing 360 co-fundada em 2019 CEO da agência Chave Preta Diego Barbosa (pós-graduado em Experiências Digitais), com o objetivo de levar o marketing aos projetos e negócios que possuam representatividade social, cultural e política ou que seus protagonistas sejam pessoas negras e ou mulheres.
Academia João Pequeno de Pastinha
Departamento de Metodologia de Ensino / UFSCar
Departamento de Psicologia Social / PUC-SP
College of Education and Human Development /GSU-EUA
Department of Africana Studies /SFU-EUA
Ilê Asè Omò Ayé
Departamento de Psicologia / PUC-Campinas
• Dra. Ellen Gonzaga Lima Souza
• Dr. Norval Batista Cruz
• Prof. André L.C. Camargo
• Dra. Daniela Barros Pontes e Silva
• Dra. Érica Aparecida Kawakami / UNILAB
• Dra. Geranilde Costa e Silva /UNILAB
• Psi. Mário José Chanja
• Dra. Elcimar Dias Pereira
• Psi. Bruno Reis
• Psi. Itiana Rochelle Pedroso da Silva
• Dr. Sidnei Barreto Nogueira / Pai Sidnei
• Ms. Nando Paulo Suma
• Ms. Yohana Cristina Rosa
Nos pautamos na filosofia Ubuntu para libertação e cura.
Acreditamos que podemos construir uma sociedade que consiga conviver com a diversidade humana.