Autores:
Daniela Barros Pontes e Silva.
Resumo:
O texto aqui apresentado é um diálogo entre os estudos realizados durante os anos de 2016-2017, na ocasião de meu mestrado em educação, e reflexões desenvolvidas no doutorado, também em educação, finalizado em abril de 2023. Aqui, apresento minha compreensão a respeito da Tradição Oral enquanto processo educativo e de constituição humana de corpos-territórios (MIRANDA, 2020) que mantém viva e em movimento de resistência-reexistente a ancestralidade africana, desde África e na Diáspora. Para organização das ideias aqui apresentadas, teço um 170 diálogo entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e perspectivas afrocentradas.
Referências:
SILVA, DANIELA BARROS PONTES e. Educação pela Tradição Oral de Matriz Africana na Diáspora: diálogos em afroperspectiva e históricoculturais. In: Simone Gibran Nogueira. (Org.). Psicologia Afrocentrada no Brasil: psicologia da educação em diálogo com saberes tradicionais. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. , p. 169 a 194.