Libertação, Descolonização e Africanização da Psicologia

Autores: Simone Gibran Nogueira Resumo: Este livro tem o objetivo de chamar a atenção de profissionais preocupados com as relações étnico-raciais para a importância de conhecimentos e práticas de raiz africana, que são mantidos no cotidiano do país. Representa um convite e um desafio à psicologia brasileira para atentar às demandas próprias da população afrodescendente, […]

Psicólogas brancas e relações étnico-raciais: em busca de uma formação crítica sobre a branquitude.

Autores: Simone Gibran Nogueira Resumo: Este trabalho apresenta uma síntese de discussões realizadas em um grupo de estudos sobre relações étnico-raciais, composto por psicólogas brancas pós-graduandas, pelo período de três semestres. Os estudos foram motivados pela lacuna na formação em Psicologia no que diz respeito às relações étnico-raciais. São discutidos os efeitos da branquitude na […]

Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação

O presente trabalho visa descrever e divulgar experiências inovadoras que estão sendo realizadas na UFSCar por meio do projeto de extensão “Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação”, que se insere no contexto atual do Programa de Ações Afirmativas e do Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas no Ensino Superior, implantado pelo Núcleo de estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFSCar) em parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade federal da Bahia (CEAO/UFBA) e a Ford Foundation.

Que educação das relações étnico – raciais queremos no século XXI?

Autores: Simone Gibran Nogueira Resumo: Este artigo visa abordar desafios que estão colocados dentro do contexto das Políticas de Ações Afirmativas na área da Educação, que entraram em vigor no Brasil desde 2003, mais especificamente a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. A ideia central é analisar criticamente que nós, brasileiros, tivemos, e ainda temos, uma educação […]

Processos educativos da Capoeira Angola e construção do pertencimento étnico-racial

Autores: Simone Gibran Nogueira Resumo: Como, e em que circunstâncias, os ensinamentos e os aprendizados da Capoeira Angola contribuem para a construção do pertencimento étnico-racial em profissionais negros com formação universitária? Busca assim, identificar contribuições da Capoeira Angola para a construção do pertencimento étnico-racial e para a superação de dificuldades em ambiente profissional majoritariamente branco, […]

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