A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo.

Autores:

Sidnei Barreto Nogueira

Resumo:

Com base em pressupostos teóricos lingüísticos e extralingüísticos, analisamos os cânticos entoados em homenagem a Xangô, uma das divindades do panteão negro-africano, e as falas esporádicas utilizadas pelo chamado povo do santo, em três comunidades religiosas de origem nagô denominadas Candomblé Quetu, na grande São Paulo. A identificação das línguas africanas presentes na língua ritual e o seu grau de manutenção diante do contato com o português têm como objetivo a compreensão de uma língua mista, de uso especializado e simultaneamente sagrada frente a um processo de reinterpretação de valores originários da África no Novo Mundo. A análise dos aspectos lexicais e fonético-fonológicos, oferece então, um instrumental para (i) a reconstrução do significado dos diversos textos orais que fazem parte das práticas socializadoras do Candomblé e também; (ii) uma análise lingüística que possibilite a um trabalho futuro estabelecer uma tipologia acerca do contato entre as línguas africanas e o português; e (iii) uma leitura não periférica dos valores africanos transplantados para o Brasil e assimilados pelos afro-descendentes.

Referências:

NOGUEIRA, Sidnei Barreto. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

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