Produção de uma educação afrocentrada junto ao currículo escolar formal: uma experiência de criação.

Autores:

André L. C. Camargo

Resumo:

O trabalho em tela é fruto de uma vivência pedagógica dentro da Escola Pública, onde realizo uma trilha antirracista a partir da perspectiva sociológica com o enfoque na Cosmovisão africana. Perpassando pelas teorias da crítica social, da sociologia, da nova sociologia da educação e do currículo Tradicional, Crítico e Pós-crítico, busco abarcar todas estas produções materiais e imateriais norte hegemônica no intuito de negação destes objetos, para então superá-los e construir uma sociologia afrocentrada como proposta pedagógica desenvolvida no presente texto.

Referências:

CAMARGO, ANDRÉ L. C. de. Produção de uma educação afrocentrada junto ao currículo escolar formal: uma experiência de criação. In: Simone Gibran Nogueira. (Org.). Psicologia Afrocentrada no Brasil: psicologia da educação em diálogo com saberes tradicionais. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. , p. 195 a 228.

Sobre a P&A

Nos pautamos na filosofia Ubuntu para libertação e cura.

Acreditamos que podemos construir uma sociedade que consiga conviver com a diversidade humana.

© 2024 Psicologia e Africanidades • Todos os direitos reservados  

plugins premium WordPress