Transitando Entre o Eu e Nós: relato de experiência a partir da conversa com detentoras de saberes de uma Comunidade de Matriz Africana.

Autores:

Elcimar Dias Pereira

Resumo:

O presente texto objetiva relatar o caminho que percorri na intenção de identificar possíveis relações entre a vivência de detentoras de saberes de uma Comunidade de Matriz Africana e as perspectivas da Psicologia Afrocêntrica. A partir do diálogo com as detentoras, identifiquei várias situações narradas como conflitos que perpassam suas vivências. A partir desta percepção, a ideia de conflito se tornou elemento central do texto, não apenas por emergir dos relatos de vivência das detentoras, mas também porque pude identificá-la na minha trajetória. Portanto, antes de narrar alguns aspectos da conversa com as detentoras, apresento o contexto desta produção e uma breve discussão sobre colonialidade, enquanto elemento que contribui para a produção de conflitos. Em seguida expresso alguns dos meus conflitos, apresento as escolhas metodológicas que considerei coerentes com a proposta que foi sendo delineada, situo algumas das referências bibliográficas visitadas e, depois, apresento aspectos do perfil e das trajetórias das duas detentoras de saberes com quem conversei: Mãe Lanqueana e Mãe Sonia. Por fim, realizei as considerações que foram possíveis até o momento.

Referências:

PEREIRA, ELCIMAR DIAS. Transitando Entre o Eu e Nós: relato de experiência a partir da conversa com detentoras de saberes de uma Comunidade de Matriz Africana. In: Simone Gibran Nogueira. (Org.). Psicologia Afrocentrada no Brasil: psicologia da educação em diálogo com saberes tradicionais. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2023, v. , p. 47 a 78.

Sobre a P&A

Nos pautamos na filosofia Ubuntu para libertação e cura.

Acreditamos que podemos construir uma sociedade que consiga conviver com a diversidade humana.

© 2024 Psicologia e Africanidades • Todos os direitos reservados  

plugins premium WordPress