Pós-Doc Descolonização da Psicologia

logo_puc

RSLG_photo
Raquel Guzzo

De 2015 a 2017 eu, Simone G. Nogueira, desenvolvendo um projeto de pós-doutorado dentro do quadro de pesquisadoras do grupo de pesquisa “Avaliação e Intervenção Psicossocial – prevenção, comunidade e libertação” do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com a supervisão da Dra. Raquel Sousa Lobo Guzzo.

logo_fapespEste pós-doutorado é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo 2015/11419-8.  

Seguem mais informações sobre o projeto de pesquisa:

Título: Políticas de Ações Afirmativas e Descolonização da Psicologia: contribuições do pensamento crítico africano

Resumo: Este projeto de pós-doutoramento busca desenvolver investigação sistemática e aprofundada sobre o pensamento crítico africano em Psicologia e como ele pode contribuir para um projeto de descolonização desta ciência num contexto de Políticas de Ações Afirmativas no Brasil. Será uma pesquisa bibliográfica qualitativa que levantará, analisará e sistematizará conhecimentos com vistas à implementação de políticas públicas que podem impactar ou construir um projeto de nação e sociedade. As referências que serão investigadas são Estudos Africanos Críticos em Psicologia; Colonialidade e Descolonização dos Conhecimentos; Libertação; Epistemologias do Sul; População e Cultura Afro-Brasileira. A proposta visa desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como estabelecimento de rede de cooperação solidária internacional com países africanos lusófonos e latino-americanos num período de dois anos. A realização deste projeto será por meio das seguintes ações: publicação de 3 artigos em revistas de excelência e 1 livro; produção de material técnico voltado para formação de professores e práticas educativas para a implementação da Lei 10.639/2003 no Brasil; orientações de projetos de Iniciação Científica e co-orientações de pós-graduação; formação de grupo de estudos e pesquisas; curso de formação profissional para estudantes de graduação e pós-graduação;  estabelecimento de rede de cooperação solidária entre Brasil e países africanos de língua portuguesa.

12419096_1157355367628737_3625187248616209512_o (1)

 

%d blogueiros gostam disto: