Parceria FE/UNICAMP – Disciplina

gabi_-_livros
Dra. Gabriela Tebet

A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) oferecerá no segundo semestre de 2016 a disciplina FE190 – Seminário I: Questões Raciais e Educação, à partir do dia 14 de setembro, às quartas dás 13h30 – 18h. Esta disciplina será coordenada pelas professoras Dra. Gabriela Guarnieri C. Tebet e Dra. Simone Gibran Nogueira.

 

A disciplina surge de demandas colocadas pelo movimento estudantil à direção da FE/UNICAMP solicitando a abertura de disciplina sobre a temática com vistas a cumprir a Lei 10.639 de 2003, o Parecer CNE/CP 003 de 2004 que tornam obrigatórios e orientam para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Simone Gibran Nogueira
Dra. Simone Nogueira

A disciplina foi construída a partir de sugestões de temas e convidados coletados entre os estudantes e articulados pelas professoras responsáveis. Além disso, a disciplina foi transformada em projeto de extensão para que interessados de fora da UNICAMP possam se inscrever e participar integralmente da formação. Mais ainda, como a disciplina contará com convidados especiais, cada aula será divulgada individualmente como palestra, para quem tiver um tempo mais restrito também poder participar e colaborar com os debates coletivos. O objetivo é fazer da disciplina um espaço de estudo, de discussão de textos, formação por especialistas, bem como de articulação Acadêmica-Cultural- Política.

logo_fe_354x442_fundo_transparentePROGRAMA DA DISCIPLINA

Ementa: O curso abordará as seguintes temáticas: Movimentos Negros, Estado e Políticas de Ação afirmativas. Relações Étnico-Raciais colonizadas: branquitude e política de branqueamento. Relações Étnico-Raciais colonizadas: Racialização e a questão da identidade. Educar para as Relações Étnico-raciais: Diretrizes Curriculares, Ensino Superior e Formação de professores. Educar para as Relações Étnico-raciais: Educação Indígena. Educar para as Relações Étnico-raciais: Educação Quilombola. .
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.

Período de inscrições: 21/07/2016 até 07/09/2016.   Para INSCRIÇÃO click aqui
Período de oferecimento: 14/09/2016 até 30/11/2016.
Local do curso: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP – SALÃO NOBRE DA FE em CAMPINAS/SP.
Carga Horária: 45 horas aulas.
Horas Presenciais: 45 horas/aula teóricas.
Horário das aulas: QUARTA-FEIRA DAS 13H30 ÀS 18H00.

14/08 – Apresentação da Disciplina

21/09 – Movimentos Negros, Estado e Políticas de Ações Afirmativas

28/09 – Relações Étnico-Raciais Colonizadas: branquitude e políticas de branqueamento

05/10 – Relações Étnico-Raciais Colonizadas: racialização e questão de identidade

19/10 – Educar para as Relações Étnico-Raciais: Diretrizes Curriculares, Ensino Superior e Formação de Professores

26/10 – Educar para as Relações Étnico-Raciais: Educação Indígena

%d blogueiros gostam disto: