Curso Branquitude

Introdução à Branquitude crítica

Formação terapêutica em relações étnico-raciais com foco em processos educativos de autocrítica à branquitude em nossa vida cotidiana.

Inscrições de 28/06 à 04/07.

VAGAS LIMITADAS!

NOSSo curso

Educação crítica e branquitude

Esse curso é para você que é um/a profissional em busca de conhecimentos críticos, engajado/a com lutas sociais, deseja desenvolver autoconhecimento e acredita que pode fazer a diferença.

Nosso propósito é sensibilizar e oferecer conteúdos que contribuem para produção de mudança de mentalidade pessoal e coletiva por meio de reflexão crítica sobre a experiência vivida no cotidiano.

A formação traz conceitos básicos sobre relações étnico-raciais e branquitude, e aponta caminhos para lidar com os desafios da atual estrutura racial presente em nossa vida cotidiana pessoal e profissional.

Foto por Alex Green em Pexels.com
Foto por RF._.studio em Pexels.com

O que é a formação terapêutica?

Uma formação ancorada em referências teóricas e práticas originárias, especialmente de África e América, que visam promover desenvolvimento pessoal e conscientização. Utilizamos uma abordagem psicológica cujo processo de aprendizagem tende a despertar processos de cura nas diferentes esferas da vida: física, mental e espiritual. Por essa razão chamamos nossos cursos de Formações de Terapêuticas.

Qual é a metodologia?

Sankofa
A metodologia Sankofa foi desenvolvida ao longo de 15 anos de pesquisas e vivências da Dra. Simone Gibran. Essa metodologia apresenta uma leitura crítica da história da humanidade e das relações raciais. A partir dela busca criar uma oportunidade de autocrítica em relação à atual estrutura racial em que vivemos. Esse processo possui três etapas. A primeira reconhece a origem humana e a história antiga. A segunda olha para a história dos últimos 5 séculos a partir da origem humana. A terceira etapa se preocupa em entender como reconstruir nossa história e desenvolver um consciência humana, ecológica e sustentável.

Como é o curso?

Modalidade online
Este curso é 100% online com 15 horas de carga horária. É um curso misto, com aulas gravadas, atividades e uma aula ao vivo. Disponibilizamos referências e materiais complementares para apoiar o aprendizado. Utilizamos as plataformas do youtube e googleclass para gestar as atividades. O curso é disponibilizado no dia 12/07 e fica disponível por 45 dias na plataforma. Oferecemos certificados.
Vagas limitadas!

Inscrições: 28 de junho à 04 de julho 2021.

Investimento: R$300,00

Recomendamos pagamento à vista por boleto e pix, mas também aceitamos cartão de crédito.

Ao clicar no botão, você será direcionado para nossa loja virtual no Mercado Pago. Após concluir o pagamento, há um formulário para você preencher.

O que a nossa formação oferece a você

CERTIFICAÇÃO
Proporciona a comprovação de formação livre.

IMPACTO SOCIAL
A formação tende a promover impactos de médio e longo prazo, por desenvolver competências, autocrítica e habilidades para que você lide com diferentes grupos étnico-raciais em variados contextos de trabalho.

CREDIBILIDADE
A facilitadora deste curso é especialista em relações étnico-raciais há mais de 15 anos. Além da experiência na temática, aqui ela une a abordagem psicológica com a educacional.

Para quem recomendamos o curso?

  • Psicólogas e Psicólogos
  • Professoras e professores de universidades e faculdades
  • Profissionais da área da saúde
  • Profissionais da área de Recursos Humanos
  • Profissionais da Assistência Social
  • Educadores e educadoras
  • Profissionais comprometidos com a diversidade
  • Estudantes universitários
  • Militantes

Quem é a educadora?

Sou psicóloga e educadora social com formação corpóreo-intelectual fundada na prática da capoeira angola e nos estudos negro-africanos. Estou comprometida “glocalmente” com a promoção de processos de libertação das opressões físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Sou pós-doutora em Psicologia pela PUC Campinas, doutora pela PUC-SP com estágio de doutorado na GSU em Atlanta/EUA, mestra em Educação e psicóloga formada pela UFSCar. Professora de capoeira angola do CECA-AJPP formada por Mestre Pé de Chumbo e iniciada no candomblé pela Yalorixá Nadia Santana e Mestre Lumumba Amauro.

O que dizem os especialistas…

“Pautada no regime da cultura africana – no continente e na diáspora – a autora, com ineditismo, desdobra uma psicologia descolonizada, na contramão do modelo imperial da disciplina, tendo na cultura e no sujeito negros africanos a experiência da libertação que refunda as bases epistemológicas e éticas de uma aventura humana veramente libertadora.”

― Eduardo D. Oliveira, professor da UBFA

“A autora tem-se proposto, há anos, com curiosidade, respeito, disponibilidade, buscar conhecer, compreender a capoeira – sua história, propósitos, estratégias e lições – e com ela aprender. Aprendeu e tem aprendido a participar do jogo, das vivências, da história e dos significados culturais da capoeira.”

― Dra. Petronilha Beatriz G. e Silva, professora emérita da UFSCar


Aproveite essa oportunidade

Seja você também a mudança!


Psicologia & Africanidades

Somos um centro de formação para as relações étnico-raciais e diversidade. Oferecemos formações terapêuticas em branquitude crítica e psicologia afrocentrada.

Facebook / Instagram / Youtube

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 14h – 18h

Localização

Brasil

Reservas

(19) 99851-9573
secretaria.psicoafro@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: