Curso Branquitude

Introdução à Branquitude crítica

Formação terapêutica em relações étnico-raciais com foco em processos educativos de autocrítica à branquitude em nossa vida cotidiana, a partir de diálogo entre perspectiva afrocentrada e estudos da branquitude crítica.

VAGAS LIMITADAS!


INSCRIÇÕES ENCERRADAS



> Formação 100% online
> 15 horas de aula
> Aulas gravadas – você escolhe quando e onde assiste
> 2 aulas ao vivo – espaço para diálogo
> Atividades práticas
> Certificado da Psicologia & Africanidades
> Aulas em português
> Módulo iniciante
> Acesso por 2 meses
> Garantia de 7 dias

Escolha a sua modalidade:

Pagamento parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, via pix e à vista por boleto.

O QUE É o curso?

Educação crítica e branquitude

Esse curso é para você que é um/a profissional em busca de conhecimentos críticos, engajado/a com lutas sociais, deseja desenvolver autoconhecimento e acredita que pode fazer a diferença.

Nosso propósito é sensibilizar e oferecer conteúdos que contribuem para produção de mudança de mentalidade pessoal e coletiva por meio de reflexão crítica sobre a experiência vivida no cotidiano.

A formação visa analisar a origem histórica da ideologia da superioridade branca e como ela continua impactando as relações sociais no Brasil. As análises são fundamentadas num diálogo entre perspectivas afrocentradas e estudos da branquitude crítica. Buscamos apontar caminhos para lidar com os desafios da atual estrutura racial presente em nossa vida cotidiana pessoal e profissional.

Foto por Alex Green em Pexels.com
Foto por RF._.studio em Pexels.com

O que é a formação terapêutica?

Uma formação ancorada em referências teóricas e práticas originárias, especialmente de África e América, postas em diálogo com estudos da branquitude crítica. A formação visa promove desenvolvimento pessoal e conscientização. Utilizamos uma abordagem cujo processo de aprendizagem tende a despertar processos de cura em diferentes esferas da vida: física, mental e espiritual. Por essa razão chamamos nossos cursos de Formações de Terapêuticas.

Qual é a metodologia?

Sankofa
A metodologia Sankofa foi desenvolvida ao longo de 15 anos de pesquisas e vivências da Dra. Simone Gibran Nogueira. Essa metodologia apresenta uma leitura crítica da história da humanidade e das relações étnico-raciais. A partir desta leitura, buscamos criar uma oportunidade de autocrítica em relação à atual estrutura racial em que vivemos. Esse processo possui três etapas.
A primeira reconhece que a origem humana no mundo é negra e africana por meio de uma análise da história antiga.
A segunda olha para a história humana recente dos últimos 5 séculos a partir daquela referência de origem humana.
A terceira etapa se preocupa em entender como reconstruir nossa história e desenvolver um consciência humana, ecológica e sustentável.

Como é o curso?

Modalidade online
Este curso é 100% online com 15 horas de carga horária. O curso é misto, terá uma aula ao vivo de abertura no dia 22/10, seguirá com aulas gravadas e atividades e no dia 27/11 haverá outra aula ao vivo de trocas de experiências entre os participantes com vistas a conclusão.
Durante a formação, você recebe referências e materiais complementares para apoiar o aprendizado. Nós utilizamos as plataformas do youtube e googleclass para acessar as atividades.
O curso fica disponível por 60 dias nas plataformas e nós oferecemos certificados mediante a conclusão das atividades do curso.
Atenção! As vagas são limitadas!

Inscrições: 28 de setembro à 10 de outubro 2021.

Investimento: R$300,00
Haverá desconto para estudantes e ações afirmativas apenas nos dias 1 e 2 de outubro pelo e-mail secretaria.psicoafro@gmail.com

Recomendamos pagamento à vista por boleto e pix, mas também aceitamos cartão de crédito.

Ao clicar no botão, você será direcionado para nossa loja virtual no Mercado Pago. Após concluir o pagamento, há um formulário para você preencher.

Por que fazer a nossa formação?

Para quem recomendamos o curso?

  • Psicólogas e Psicólogos
  • Professoras e professores de universidades e faculdades
  • Profissionais da área da saúde
  • Profissionais da área de Recursos Humanos
  • Profissionais da Assistência Social
  • Educadores e educadoras
  • Profissionais comprometidos com a diversidade
  • Estudantes universitários
  • Militantes

Quem é a educadora?

Sou psicóloga e educadora social com formação corpóreo-intelectual fundada na prática da capoeira angola e nos estudos negro-africanos. Estou comprometida “glocalmente” com a promoção de processos de libertação das opressões físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Sou pós-doutora em Psicologia pela PUC Campinas, doutora pela PUC-SP com estágio de doutorado na GSU em Atlanta/EUA, mestra em Educação e psicóloga formada pela UFSCar. Professora de capoeira angola do CECA-AJPP formada por Mestre Pé de Chumbo e iniciada no candomblé pela Yalorixá Nadia Santana e Mestre Lumumba Amauro.

O que dizem os especialistas…

“Pautada no regime da cultura africana – no continente e na diáspora – a autora, com ineditismo, desdobra uma psicologia descolonizada, na contramão do modelo imperial da disciplina, tendo na cultura e no sujeito negros africanos a experiência da libertação que refunda as bases epistemológicas e éticas de uma aventura humana veramente libertadora.”

― Eduardo D. Oliveira, professor da UBFA

“A autora tem-se proposto, há anos, com curiosidade, respeito, disponibilidade, buscar conhecer, compreender a capoeira – sua história, propósitos, estratégias e lições – e com ela aprender. Aprendeu e tem aprendido a participar do jogo, das vivências, da história e dos significados culturais da capoeira.”

― Dra. Petronilha Beatriz G. e Silva, professora emérita da UFSCar


Aproveite essa oportunidade

Seja você também a mudança!


Psicologia & Africanidades

Somos um centro de formação para as relações étnico-raciais e diversidade. Oferecemos formações terapêuticas em branquitude crítica e psicologia afrocentrada.

Facebook / Instagram / Youtube

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 14h – 18h

Localização

Brasil

Reservas

(19) 99851-9573
secretaria.psicoafro@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: