Grupo de Estudos Étnico-Raciais

O Grupo de Estudos Temáticos em Psicologia é uma ação acadêmica-cultural do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção Psicossocial – prevenção, comunidade e libertação, coordenado pela Profa. Raquel Souza Lobo Guzzo do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP (PUC-Campinas).

RSLG_photo
Dra. Raquel Guzzo

Este Grupo de Estudo está ligado a dois projetos de Pesquisa: a Bolsa Produtividade do CNPq Descolonizando a Psicologia: processos de participação na escola e comunidade (2015-2020), coordenado por Dra. Raquel Guzo, bem como a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP Políticas de Ações Afirmativas e Descolonização da Psicologia: contribuições do pensamento crítico africano (2015-2017) executado pela Profa. Dra. Simone Gibran Nogueira.

Em 2016 o Grupo de Estudos está debruçado sobre duas temáticas centrais: Introdução à Políticas de Ações Afirmativas e Educação das Relações Étnico-Raciais (primeiro semestre) e Colonização e Descolonização do Conhecimento (segundo semestre).

Simone Gibran Nogueira
Dra. Simone Nogueira

O estudo sobre Introdução à Políticas de Ações Afirmativas e Educação das Relações Étnico-Raciais seguiu a seguinte ementa: Histórico, sentidos e significados de políticas públicas de ações afirmativas no contexto brasileiro. Perspectiva relacional dos estudos da branquitude e do branqueamento com vistas a compreensão das relações étnico-raciais colonizadoras. Diretrizes Curriculares para Educação das relações étnico-raciais, libertação e descolonização. Estudamos os seguintes autores: Cida Bento, Hédio Silva, Petronilha Silva, Henrique Cunha, Simone Nogueira, Lia Vainer, Bas’ilele Malomalo, Gustavo Venturi e Vilma Bokany.

O estudo sobre Colonização e Descolonização do Conhecimento está seguindo a seguinte ementa: Histórico, sentidos e significados da descolonização da vida e da produção de conhecimentos. Início – contribuições de pensadores afro-africanos: Albert Memmi (Branco da Tunisia) e Franz Fanon (Negro da Martinica). Psicologia – contribuições de pensadores sobre a descolonização da Ciência Psicológica.

%d blogueiros gostam disto: