
BREVE CURRÍCULO
Dr. Wade W. Nobles ou Nana kwaku Berko I., aka Ifagemi Sangodare (seu nome africano), é Diretor Executivo do Intittute for the Advanced Study of Black Family, Life and Culture (Instituto para estudo avançado da família, vida e cultura negra). É psicólogo e professor aposentado do Departamento de Estudos Africanos na Universidade Estadual de São Francisco – Califórnia / EUA. É diretor do Center for Applied Cultural Studies and Educational Achievement (Centro para estudos culturais aplicados e realização educacional).
Dr. Nobles é membro fundador e ex-presidente nacional (1994-1995) da Association of Black Psychologists (Associação de Psicólogos Negros). É co-autor da Association of Black Psychology Ethical Standards (Normas Éticas da Associação de Psicologia Negra). Entre suas iniciativas inclui-se a assinatura e o início do “African Healers Covenant” (Convênio de Curandeiros Africanos) entre a Associação de Psicólogos Negros, a Associação Nacional de Curandeiros Tradicionais de Gana e a Federação de Curandeiros Tradicionais.
A VISITA DO DR. NOBLES

A visita do Prof. Dr. Wade W. Nobles ao Brasil em outubro de 2010 foi um momento histórico importante para a Psicologia no Brasil. Foi um projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Simone Gibran Nogueira, e financiado pela FAPESP. Foi a primeira vez que um fundador (década de 1960) e representante da Psicologia Africana vem disseminar esta ciência no país. Entre suas principais atividades, destaco: a palestra de abertura do I PSINEP (Encontro de Psicólogos Negros e pesquisadores das Relações Étnico-Raciais e Subjetividade) realizado na USP-SP; a palestra de encerramento do X Encontro Regional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) realizado em Taubaté; Seminário de Introdução à Psicologia Africana na UFSCar São Carlos. Seguem fotos de registro.


Asa G. Hilliard III (22 de agosto de 1933 – 13 de agosto de 2007) foi um professor afro-americano de psicologia educacional que trabalhou na história antiga indígena africana (Egito antigo), cultura, educação e sociedade. Ele foi Professor de Educação Urbana na Georgia State University, com a nomeação conjunta no Departamento de Estudos de Políticas Educacionais e no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial.

A conferência de encerramento do X Encontro Regional da ABRAPSO em Taubaté foi um dos momentos mais emocionante da visita do Dr. Nobles ao Brasil. Naquela ocasião a organização do evento convidou o Grupo de Dança Afro da USP para abrir e fechar a palestra de Dr. Nobles. A abertura foi um cortejo que convidou e encaminhou os participantes para dentro do auditório e já preparou a energia do ambiente para os ensinamentos que estavam por vir. Depois Dr. Nobles palestrou sobre “Desafios da Psicologia Social na Restauração da Dignidade do Ser Humano: contornos e contextos da psicologia de afro-brasileiros para psicólogos negros”. Foi um mergulho intelectual dentro do paradigma africano para a

psicologia e se para alguns participantes tais conhecimentos não fizeram muito sentido, pois estavam muito fora do seu cotidiano de vida; o encerramento da atividade com a apresentação do Grupo de Dança foi magistral. Mestre Pinguin e seu grupo expressaram culturalmente pela música, pela dança e pelo ritual todo o sentido invisível e visível dos significados africanos. Se ainda sim, alguns participantes não entenderam a mensagem, tenho certeza de que pelo menos sentiram o seu poder de sua transmissão, pois não houve quem saísse daquele auditório sem ter sentido um emoção profunda e de expressão africana.


Quando haverá outra oportunidade como esta?
Estou iniciando meus estudos em psicologia africana e cada vez mais interessada em me reunir com pessoas que tenham o mesmo interesse. Grata por essa página
Vamos conversar e criar as oportunidades
Carol,
paz
Vou postar durante essa semana a tradução de uma conferencia da Associação de Psicólogos Negros do EUA sobre a resposta de psicólogos negros para a Pandemia. Se puder dá uma olhada.
Muito bom!