Visita do Dr. Nobles ao Brasil (Psicologia Africana)

Dr. Nobles ministrando seminário da UFSCar.

BREVE CURRÍCULO

 Dr. Wade W. Nobles ou Nana kwaku Berko I., aka Ifagemi Sangodare (seu nome africano), é Diretor Executivo do Intittute for the Advanced Study of Black Family, Life and Culture (Instituto para estudo avançado da família, vida e cultura negra). É psicólogo e professor aposentado do Departamento de Estudos Africanos na Universidade Estadual de São Francisco – Califórnia / EUA. É diretor do Center for Applied Cultural Studies and Educational Achievement (Centro para estudos culturais aplicados e realização educacional).

Dr. Nobles é membro fundador e ex-presidente nacional (1994-1995) da Association of Black Psychologists (Associação de Psicólogos Negros). É co-autor da Association of Black Psychology Ethical Standards (Normas Éticas da Associação de Psicologia Negra). Entre suas iniciativas inclui-se a assinatura e o início do “African Healers Covenant” (Convênio de Curandeiros Africanos) entre a Associação de Psicólogos Negros, a Associação Nacional de Curandeiros Tradicionais de Gana e a Federação de Curandeiros Tradicionais.

A VISITA DO DR. NOBLES

Simone, Dr. Nobles, Tatiana e Profa. Petronilha

A visita do Prof. Dr. Wade W. Nobles ao Brasil em outubro de 2010 foi um momento histórico importante para a Psicologia no Brasil. Foi um projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Simone Gibran Nogueira, e financiado pela FAPESP. Foi a primeira vez que um fundador (década de 1960) e representante da Psicologia Africana vem disseminar esta ciência no país. Entre suas principais atividades, destaco: a palestra de abertura do I PSINEP (Encontro de Psicólogos Negros e pesquisadores das Relações Étnico-Raciais e Subjetividade) realizado na USP-SP; a palestra de encerramento do X Encontro Regional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) realizado em Taubaté; Seminário de Introdução à Psicologia Africana na UFSCar São Carlos. Seguem fotos de registro.

Conferência de Abertura do I PSINEP na USP – Dr. Wade Nobles e Dr. Elisa Lakin Nascimento (traduzindo)
Conferência de Abertura do Seminário na UFSCar – Uma homenagem ao Prof. Asa Hilliard III (1933-2007) – “Educação centrada na África: Contribuições de Asa Hilliard III – Nana Baffour.

Asa G. Hilliard III (22 de agosto de 1933 – 13 de agosto de 2007) foi um professor afro-americano de psicologia educacional que trabalhou na história antiga indígena africana (Egito antigo), cultura, educação e sociedade. Ele foi Professor de Educação Urbana na Georgia State University, com a nomeação conjunta no Departamento de Estudos de Políticas Educacionais e no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial.

Conferência de encerramento do X Encontro Regional da ABRAPSO em Taubaté. Título: “Desafios da Psicologia Social na Restauração da Dignidade do Ser Humano: contornos e contextos da psicologia de afro-brasileiros para psicólogos negros”. Com Dr. Nobles, Simone G. Nogueira (traduzindo) e Cecília (Abrapso).

A conferência de encerramento do X Encontro Regional da ABRAPSO em Taubaté foi um dos momentos mais emocionante da visita do Dr. Nobles ao Brasil. Naquela ocasião a organização do evento convidou o Grupo de Dança Afro da USP para abrir e fechar a palestra de Dr. Nobles. A abertura foi um cortejo que convidou e encaminhou os participantes para dentro do auditório e já preparou a energia do ambiente para os ensinamentos que estavam por vir. Depois Dr. Nobles palestrou sobre “Desafios da Psicologia Social na Restauração da Dignidade do Ser Humano: contornos e contextos da psicologia de afro-brasileiros para psicólogos negros”. Foi um mergulho intelectual dentro do paradigma africano para a

Mestre Pinguin e seu grupo de Dança Afro da USP apresentando dança, música e ritual africanos depois da palestra de Dr. Nobles no X Encontro Regional da ABRAPSO em Taubaté.

psicologia e se para alguns participantes tais conhecimentos não fizeram muito sentido, pois estavam muito fora do seu cotidiano de vida; o encerramento da atividade com a apresentação do Grupo de Dança foi magistral. Mestre Pinguin e seu grupo expressaram culturalmente pela música, pela dança e pelo ritual todo o sentido invisível e visível dos significados africanos. Se ainda sim, alguns participantes não entenderam a mensagem, tenho certeza de que pelo menos sentiram o seu poder de sua transmissão, pois não houve quem saísse daquele auditório sem ter sentido um emoção profunda e de expressão africana.  

Participantes do Seminário sobre Psicologia Africana na UFSCar. Vieram pessoas do Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, e várias cidades do Estado de São Paulo.
O Seminário na UFSCar foi encerrado com uma cerimônia de Kuanza.Na ponta da mesa a Profa. Petronilha e Dr. Nobles.

4 comentários em “Visita do Dr. Nobles ao Brasil (Psicologia Africana)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: