Wade Nobles

Currículo: Também conhecido como Nana Kwaku Berko I – Ifagbemi Sangodare. Um dos fundadores, ex-presidente e membro vitalício da Associação de Psicólogos Negros (ABPSy) nos EUA. Dr. Nobles é Professor Emérito de Estudos Africanos no Departamente de Psicologia da Universidade Estadual de São Francisco. Fundador e diretor executo do Instituto de Estudos Avançados da Familia, Vida e Cultura Negra. Baba Wade é um dos arquitetos da Psicologia Negra Pan Africana e responsável pela Iniciativa Global de Psicologia Negra Pan Africana da ABPSy. Sua especialização é em dinâmicas familiares em afro-estadunidenses; aspectos psicológicos da mitologia e desenvolvimento de rituais de cura; sistemas espirituais africanos e libertação da mente africana; e do desenvolvimento mundial do povo africano. Em 2010 Dr. Nobles veio como pesquisador visitante para NEAB/UFSCar, I PSINEP e ABRAPSO Regional SP. Ver matéria:

https://psicologiaeafricanidades.wordpress.com/psicologia-negraafricana/visita-do-dr-nobles-psicologia-africana/

Discurso de abertura da Reunião Online Da Associação de Psicólogos Negros (ABPSy) dos EUA – 18/04/2020 (Resposta de Psicólogas/os Negras/os frente à Pandemia)

WADE NOBLES (Tradução Simone Gibran Nogueira)

Gostaria de destacar uma nota que quando a gente criou ABPsi em 1968. Nós não percebemos que estávamos nos preparando para este momento de agora. Esse é o nosso tempo de começar a olhar, interrogar, investigar e oferecer informações para nossa comunidade.

Eu quero falar de duas coisas: Por que existe a psicologia negra? Especialmente, o que é a psicologia Negra?

Nossa vida é atacada por uma intensa desumanização. Uma negação de tudo o que é do mundo africano. A nossa forma de Ser, as nossas práticas, os nossos estilos de vida, em tudo.  É um processo sistemático e intencional,  não é por acaso, e foi desenvolvido por filósofos e acadêmicos não africanos, que todos nós fomos ensinados a respeitar e a honrar.

Pessoas como Helgel, eu fui ensinado que o filósofo Hegel falou algo muito importante. Mas na verdade, ele tentou quebrou o respeito do mundo inteiro pela África. Eu quero citá-lo:  “Nesse ponto nós deixamos a África para não mencioná-la novamente, porque ela não tem nenhuma relação com o mundo. Não tem nenhum movimento ou de desenvolvimento para ser exibido. O que nós apropriadamente entendemos sobre a África é que ela é não tem história, nem desenvolvimento espiritual, e permanece num estado de natureza. A única coisa que ela pode nos apresentar é o lixo da história humana.”

Ele não falou de nossos pensamentos de milhares de anos.  Ele disse que não há nada de valor em África.  Para ele a psicologia era moldada,  essa psicologia em que nós fomos treinados era moldada particularmente por Freud, Jung, ??? (problema de tradução). Eu vejo Freud, Jung e ??? como partes/almas do inferno. Eles são os grandes cachorros da psicologia ocidentalizada.  Nós fomos todos ensinados a beijar seus anéis. Freud disse que o ser negro é uma das três menores formas de Ser humano no planeta. Jung acreditava que as (???problema de tradução).

E nós todos fomos ensinados a respeitar e desenvolver nossas práticas por meio das maneiras de viver deles, e sem filtrá-las. Nunca questionamos o que eles realmente estavam dizendo sobre os povos africanos.  Estas foram as razões para criarmos ABPsi.

Abraham Maslow  disse que se você quiser mudar uma pessoa a primeira coisa que você tem que fazer é mudar a sua consciência/ forma de ser/ astúcia sobre si mesmo. Como nós nos tornamos não africanos?  Por que a psicologia ajuda a mudar a nossa consciência/astúcia sobre nós mesmos.  O filósofo francês Voltaire diz “Qualquer um que tem o poder de fazer você acreditar em Absurdos, tem o poder de fazer voce cometer atrocidades”.

Olha como nós tratamos uns aos outros.  Olha como nós trabalhamos. Nós não entendemos que há uma tentativa sistemática de nos desumanizar e nos denegrir resultante  da realidade dessa psicologia branca, a sua psicologia americanizada. É que ela legitima,  eu quero que vocês ouçam isso com atenção, ela legitima a selvageria como simples preconceito, desrespeito, desconsideração, inveja, ciúme, o raça como normalidade humana.  A nossa forma normal de ser é vista com selvagem no prisma da psicologia ocidental. 

O enigma de tudo isso é que ninguém se refere ao pensamento africano de forma não filtrada, e nem sobre as nossas ideias sobre qualquer coisa. É por isso que nós, psicólogos negros, nos tornamos importantes. Por que nós legitimamos o fato de que nós somos seres humanos e de que eles são os selvagens e monstros que tentam nos fazer trabalhar com a normalidade deles. Eu não quero ser distraído de nosso foco. Esse é o nosso trabalho, esse é o nosso negócio, eles são como formigas no jardim dos elefantes, então não deixa essas formigas nos distrair.

 O que é psicologia Negra? Por que tudo isso que nós estamos vivendo não vai mudar depois que essa pandemia acabar.  Então vamos focar nessa ferramenta que nós temos que chama Psicologoia Negra.  Aqui realmente é como nós resgatamos o pensamento africano. Nós estamos resgatando uma maneira de olhar para nossa humanidade enquanto povo africano. Apesar do que outras pessoas façam.  O meu trabalho está  fundamentado no pensamento de “kambom” ( pode ter problema de tradução). Nós somos humanos divinos, nós somos crianças nascidas com um sol vivo que  possui um espírito nobre. 

Nós não fomos ensinados a desdobrar o nosso “não-espirito”. O que é usado para inocular em nós mesmos a insanidade e selvageria em que somos forçados a viver.  Psicologia Negra reconhece e é construída em cima da ideia que somos espíritos viventes em um uma casa container tendo uma experiência humana.  É a experiência humana que está contaminada e vulgarizada, que atrapalha a gente de ver a nossa própria divindade. E nós ficamos distraídos com essas baboseiras.  Não fiquem distraídos com essas baboseiras.  Não permita que eles tenham o poder de dizem e nos orientar pela selvageria deles. Eu quero clamar e nomear que eles são os selvagens e eles tentam nos destruir. 

Com essas ideias é que criamos a Psicologia Negra. Um pequeno grupo de pessoas estão fundamentados no princípio de que primeiro nós somos negros e segunda a psicologia. Então nós primeiros vamos usar nossa negritude, para desenvolvermos todas as nossas teorias psicológicas em segundo. A missão da Associação é a libertação da mente africana, o empoderamento do berço/herança africanos e a iluminação do espírito africano. 

Temos que reconhecer que nós talvez não soubéssemos na época, mas nós estamos preparados para estes tempos de pavor.  Nós fomos preparados para este tempo de desafio, para clarear a diferença entre selvageria e divindade. Espero que você veja a diferença entre selvageria e divindade. Enquanto estamos no lugar de reclusão é um tempo de incubação, forçados a fazer um jogo com desenvolvimento da nossa própria forma de ser divinos.  Estando apartados desde antes do Corona e continuaremos após o Corona.  Psicologia africana é uma importante ferramenta e agora quero dividir com vocês. Eu espero que você vejam que isso tem o valor de ser usado. 

Um comentário em “Wade Nobles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: