Paula Moore

Currículo – Psicóloga clínica com especialidade em saúde mental. Ela tem uma atuação privada. É diretora do Conselho do Espaço da Criança e da Infância e Letramento em Chicago Illinois. Ela tem especialidade em Psicologia da Criança. Muitos de seus trabalhos focam sobre crianças e adolescentes diagnosticando deficiências intelectuais, juventude com o amplo diagnóstico e suas famílias. Ela também é membro da ABPsi, ex presidenta do núcleo de Houston e ex-formadora treinamento educacional da ABPsi . Suas áreas de atuação são: Distúrbios da infância, espectro do autismo, depressão, problemas familiares, problemas de luto, controle da raiva, testes psicológicos, problemas multiculturais, transtornos do humor e problemas relacionados ao estresse.

Sua fala na Reunião Online Da Associação de Psicólogos Negros (ABPsi) dos EUA – 18/04/2020 (Resposta de Psicólogas/os Negras/os frente à Pandemia)

PAULA MOORE (Tradução Simone Gibran Nogueira)

O que tenho visto na minha prática é um alto nível de estresse, alto nível de irritabilidade e a maioria tem haver com o crescimento do medo e sentimentos de desamparo. Não somente relacionado com o contágio do vírus corona. Mas também stresse relacionado com como conduzir sua vida durante essa crise? Nem todos os clientes, mas muitos deles não têm espaço físico, transporte e vivem em comunidades empobrecidas e distantes. Muitos perderam o emprego, ou estão vivendo com uma significativa redução da renda, muitos não tem conexão com tecnologia, or estão lutando para usar a tecnologia como único recurso. Outro aspecto é que muitos dos meus clientes estão vivendo em um deserto completo. 

Mas o que eu realmente quero focar e emendar na conversa da Dr. Aktins e trazer uma preocupação de centrar mais na solução e nos atributos que nós enquanto povo temos de muito valor, como: nossos profundos valores religiosos, rever nossos mais velhos, focar na flexibilidade do papel das famílias estendidas. Usando esse momento como uma oportunidade. É nisso que temos que focar. Nós temos que estar focados em curar a nós mesmos nesse tempo. Na base disso nós podemos usar o protocolo de 4 passos (dificuldade de tradução).

Virando para dentro – voltar para nós mesmos, refletindo. Adicionaria tomar um tempo não só de atenção para nossa família, mas para nós mesmos. De maneira que podemos perguntar a nós mesmos: o que é que eu preciso nesse momento? A meta é curar a nós mesmos, e curar a nós mesmos enquanto povo. Usar esse tempo para repensar. Em vez de pensar “estou em casa e esse é uma situação difícil de viver”,  mudar essa perspectiva e viver esse momento como uma boa oportunidade de estar com sua família e encontrar a beleza e vantagem  no meio desta tragédia. Mais ainda, que esta é uma maravilhosa oportunidade de captar o momento com as pessoas que você ama fazendo videoconferência, telefonando ou mesmo ficando só em casa. 

Engajamento – Eu tenho sugerido aos meus clientes e a todos que estão nos assistindo para engajar em atividades que te alimentaram e alimentam seu espírito. Este é foco: alimente seu espírito! Conecte-se com coisas que te tragam prazer e força. Aproveitando a sua família, comida saudável, como Dr. Bethea falou, rezar, meditação. E se envolver em pequenos tempos de reflexão, com uma intenção de autocuidado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: