Anelle Williams

Currículo – Da Universidade Sulista do Texas. Ela é uma psicóloga clínica comunitária e diretora da Anelle Williams Associate, ajuda as pessoas a viverem uma vida melhor por meio de um desenho intencional. É uma psicóloga terapeuta da transformação que trabalha em consultório privado. Consultora executiva do romper da vida, escritora pública, oficineira e apresentadora. Ela produtora e gestora do “Life in Focus” um programa de rádio com conversas em Houston.  Uma visionária e ex-presidente da ABPsi em Houston. Ela traz métodos inovadores para organização em colaboração comunitária e treinamento educacional.

Sua fala na Reunião Online Da Associação de Psicólogos Negros (ABPsi) dos EUA – 18/04/2020 (Resposta de Psicólogas/os Negras/os frente à Pandemia)

ANELLE WILLIAMS (Tradução Simone Gibran Nogueira)

Mesmo que todos já tenham falado um pouco do que eu quero dizer, acho importante repetir para ter certeza de que todos entendermos certo. É um tempo de muitos desafios para nós e sem precedentes. Eu nunca vi algo como isso em toda a minha vida. Quando o mundo inteiro está fechado. Tenho certeza que é muito provocante para muitas pessoas, porque há muitas incertezas. Esse também é um tempo em que podemos sentir estresse mental. 

Quando nós conversamos sobre uma crise de saúde mental nesse momento pode parecer muito. Mas se considerarmos o que pode acontecer um pouco mais à frente, podemos esperar: depressão, psicoses, ilusões, sentimentos de solidão, isolamento, e muitas outras coisas. O que eu gostaria de sugerir para nós é fazer é um questionamento consciente. Em vez de se preocupar com o que devemos fazer, devemos ficar mais em contato com nós mesmos. Estar presente em nossas vidas, presente onde você está. Buscando entender o que está acontecendo conosco, onde estamos, como estamos nos sentimos. O que nós estamos sentindo em nossos corações? O nosso coração está palpitando um pouco mais? Nós estamos sentindo em nossa ferida? Estamos sentindo em nossa cabeça? Nós estamos no bazo, ou estamos sentindo energia nervosa? Uma vez que entendemos o que está acontecendo aí nós podemos pautar e fazer algo a respeito. Só fazendo essas perguntas, entrando em contato com essas emoções e talvez até escrevendo o nosso verdadeiro sentido de stress e falta de controle, nossa falta de integração. Talvez isso possa aliviar um pouco o estresse. 

Uma das coisas que você pode perguntar a si mesma é: o que você pretende fazer em relação a isso? Você pode tentar identificar uma, duas ou três coisas que estão te aborrecendo. E buscar entender por isso está de aborrecendo? O que você pode fazer sobre isso? Você tem feito tudo o que pode sobre isso? Isso vai aliviar o stress e dar um plano de ação. Porque o que a maioria das pessoas estão experimentando agora é uma falta de ação. Elas estavam acostumadas a se movimentar e ter controle sobre onde iriam e o que iriam fazer. Muitas pessoas estão em casa e estão perdendo o senso de controle sobre suas próprias vidas. Definindo passos de ações em relação às coisas que estão te incomodando, você pode controlar sua vida. Você pode também organizar sua vida. Limpar o armário de roupa, limpar os armários da cozinha, limpar o forno, limpar tudo o que estava postergando. Tem muitas coisas que você pode fazer na sua casa que pode te dar um sentimento de controle e poder sobre sua vida. 

Outra coisa importante é ter um sentimento de rotina.  VOcê tem que levantar cedo, tomar um banho, tomar café, fazer exercício, talvez você tenha uma aula de exercício online, ou yoga online, talvez você somente dance na sua casa, ande de bicicleta. Seja lá o que fizer, faça um plano de ação para o dia. Você pode ligar para pessoas e se conectar com pessoas. Aqui está algumas perguntas de quarentena para considerar: com quem eu estou me preocupando e me conectado hoje? Que expectativas de normalidade estou propiciando hoje? Como eu estou saindo de casa, se é que você pode sair? Como estou expressando minha criatividade? Que tipos de auto-cuidados eu estou praticando? Está comendo comida saudável? Está bebendo agua suficiente? Está tomando banho? Você está trocando os pijamas da noite pelos pijamas do dia? Pelo que você está agradecido hoje? Isso é muito poderoso. Seja grata por qualquer coisa que tenha hoje. 

As coisas que não podemos controlar nós temos que liberar. Nós temos que nos libertar. Deixe para o Criando cuidar, Ele está acima de tudo. Foque em ficar estável, deixe seu lar estável para suas crianças e, se possível, para sua comunidade. Nós temos que ficar conectados, não isolados. E se nós sentimos que estamos com alguma dificuldade e se sentirmos que nossos comportamentos estão estranhos, se sentirmos que não conseguimos relaxar, se você se sente sem chão, tenha um plano de ação e isso vai ajudar você a se sentir melhor.

Algumas coisas que você pode fazer, por exemplo, para usar a criatividade. Cozinhar e preparar diferentes pratos na cozinha, uma comida diferente. Se de tentar fazer algo diferente já vai ajudar a desenvolver um senso de controle e um sentimento de poder sobre sua vida que pode te ajudar a aterrar. É uma forma de usar sua criatividade. Pinte suas unhas, arrume seu cabelo, se arrume todos os dias, isso te dá um sentimento de chão, alivia o sentimento de perda e desconexão.

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