Evento Sorocaba – Psicologia e Questões Étnico-Raciais

Cartaz do Evento em Sorocaba.
Organizadores: Marco Pereira, Simone Nogueira e Sergio Garcia.

O Conselho Regional de Psicologia sub-sede Sorocaba e o Coletivo Negro do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo realizaram no dia 24 de novembro de 2012 o evento pioneiro em Sorocaba: PSICOLOGIA, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E MOVIMENTOS NEGROS.

Este evento contou com o apoio da ONG Quilombinho que ofereceu o espaço físico para as atividades. Um lugar lindo cheio de pessoas maravilhosas.

Roda de conversa com lideranças dos Movimentos Negros de Sorocaba e região.

Este evento teve como objetivo iniciar diálogo e construção coletiva de ações da Psicologia e seus profissionais junto aos Movimentos Negros de Sorocaba. Essa iniciativa se insere no contexto de implementação da Lei 10.639/2003 e do Parecer CNE/CP 003/2004, que torna obrigatório e orientam a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas Escolas, do Plano Nacional de Saúde da População Negra de 2007, e demais Políticas de Ações Afirmativas brasileiras.

Roda de conversa com lideranças dos Movimentos Negros de Sorocaba e região.

Para tanto, realizamos uma consulta aos Movimentos Negros locais sobre como a Psicologia e seus profissionais podem contribuir com a luta anti-racista que eles já realizam. As lideranças apontaram dimensões diversas que podem orientar a relação da Psicologia com  a população negra. Algumas delas passam pela necessidade de formação culturalmente competente para profissionais de psicologia; abertura sincera para conhecer a perspectiva de vida afro-brasileira, sua história e sua cultura, com vistas a construção de diálogos horizontais, conforme o a fala da Mãe Ofá.

Outras dimensões apontadas foram: importância de gerar ações que envolvam jovens negros e não-negros na reflexão sobre as relações étnico-raciais utilizando a própria cultura afro como instrumento de conscientização; refletir sobre os processos de embranquecimento da mente e da cultura afro-brasileira, bem como, os processos de resistência a essa dominação colonialista; colaborar e promover processos que visem a maior articulação e união dos movimentos negros; promover evento que envolvam cada vez mais os psicólogos e outros profissionais bracos que trabalham com a população negra; entre outras propostas. 

O ator e poeta negro Jairo Pereira.

Além disso, tivemos uma vivência teatral de sensibilização para a temática étnico-racial com o ator e poeta negro Jairo Pereira autor do DIÁRIO PRETO na internet (no final desta matéria tem o link do episódio 15 sobre a Consciência Negra). Ele produziu uma experiência emocionante sobre o processo de escravidão que afetou todos os que estavam participando da atividades e os que estavam “apenas” assistindo.

Vivência teatral de sensibilização para as questões étnico-raciais com Jairo Pereira.

O encerramento foi à moda afro-brasileira, Mãe Ofá cantou uma música para abençoar os caminhos que iremos trilhar, segue o vídeo. E depois tivemos Roda de Samba com a Familia Pereira e apresentação do grupo de Maracatu Leão da Vila. Abaixo são mais fotos deste dia tão gostoso, produtivo e amoroso. Esperamos e trabalharemos para que esse trabalho seja reproduzido em outras sub-sedes do CRP-SP. Nos aguardem!!!!

No encerramento das atividades teve Roda de Samba com a Familia Pereira de Sorocaba.
Duas lideranças de longa data do Movimento Negro de Sorocaba.
Almoço coletivo no intervalo das atividades. Alegria e descontração com Jairo Pereira, Leandro, Simone e Jamila.
Segunda atividade de encerramento, Maracatu Leão da Vila.
No caixa, Ramon, o coordenador do Maracatú Leão da Vila e seus batuqueiros mirins.
Renata Rocha, brincante do Maracatu Leão da Vila.

Segue agora o DIÁRIO PRETO 15, trabalho desenvolvido pelo camarada-parceiro Jairo Pereira. Luz e paz em seu caminho de luta.

3 comentários em “Evento Sorocaba – Psicologia e Questões Étnico-Raciais

  1. Poxa. Achei muito interessante essa ação de discutir,de dar espaço para o diálogo sobre a população negra,principalmente por estar envolvendo jovens negros e não-negros,dando assim a oportunidade de esclarecimentos e aperfeiçoamento do conhecimento.
    Muito feliz mesmo, Axé para todos vocês e muita luz em seus caminhos e força para que esse projeto cresça.
    Beeijoos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: