
O que são relações étnico-raciais?
O estudo das relações étnico-raciais surge para compreendermos as desigualdades raciais presentes no mundo e como as disparidades raciais nos afetam. Segundo pesquisas* recentes, 81% dos brasileiros reconhecem o racismo em nosso cotidiano.
Atualmente diversos movimentos de estudantes, de profissionais, movimentos negros e da própria sociedade, pressionam para a implementação de políticas de ações afirmativas em diferentes espaços de trabalho. Especialmente depois do efeito internacional do episódio com George Floyd, a branquitude vem sendo pautada como problema social, de maneira que muitas pessoas na sociedade brasileira sentem a necessidade de entender melhor o que é e como reproduzimos a violência racial e de gênero no nosso cotidiano brasileiro.
Para diminuir um dos problemas da reprodução do racismo, que é a ausência de conhecimento ou silenciamento do racismo, esta Formação Terapêutica te oferece conhecimentos básicos do que são as relações raciais no Brasil e no mundo, a partir das referências de Psicologia, Educação e Filosofia Afrocentradas. Nós acreditamos que justiça social se faz também com conhecimento!
*pesquisa do Poder Data, 2020