Linha Psicologia Afrocentrada



A Linha Psicologia Afrocentrada visa contribuir com a Psicologia Social e as Ciências Humanas em geral. Nossas ações buscam promover a descolonização dos saberes acadêmicos, das identidades e dos pertencimentos étnico-raciais. Visamos o reconhecimento da pluralidade cultural, estabelecimento de relações dialógicas, promoção e regulação de práticas profissionais afro-ameríndias em formações de excelência.


Curso Psicologia Africana

Curso de formação em Psicologia Africana. Formação com metodologia afrocentrada, com revisão histórica pautada nas contribuições originárias da humanidade, em África e América. Curso de 30 horas.

Orientação de Projetos Acadêmicos e Profissionais

Orientação em psicossocial com metodologia afrocentrada. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de pesquisas e promoção de processos educativos “glocais”, que se valem do saber local para abordar problemas globais. As orientações dão ênfase à articulação de um diálogo entre referências transnacionais do Sul Global, com foco em América e África. Partimos de uma perspectiva crítica sobre os processos de ocidentalização de comunidades originárias com vistas a construir conhecimentos que possam potencializar suas sabedorias tradicionais como fonte para superação de problemas contemporâneos.


Grupo de Estudos em Psicologia Africana na Lusofonia (GEPAL)

Grupo de estudos restrito e com o objetivo de desenvolver o afrocentramento da psicologia, projetos científicos inovadores e diálogo entre diferentes epistemes históricas e culturais no Sul Global e Lusofonia



Vamos juntos lutar por nossa libertação e cura!




%d blogueiros gostam disto: