II CICLO GEPAL


Grupo de Estudos Psicologia Afrocentrada na Lusofonia

II Ciclo de setembro de 2021 a agosto de 2022.


Ontologias de Raiz Africana no Continente e na Diáspora

O GEPAL é uma formação terapêutica da Psicologia & Africanidades. Esta formação terapêutica visa o estudo de referências fundamentais para a Psicologia afrocentrada, e também tem o objetivo de proporcionar a seus integrantes um experiência comunitária de afrocentramento. Por isso, a formação tem um caráter de promoção de processos autorreflexivos e de autocura em seus participantes. O I Ciclo ocorreu entre 2020 e 2021 e agora preparamos a segunda versão com novidades.

O II Ciclo do GEPAL contará com uma parceria entre a P&A e o grupo de pesquisa Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital / CNPQ sediado no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (CLE/UNICAMP), liderado pela Dra. Claudia Wanderley. Esta parceria consiste em criar uma linha de pesquisa dentro do referido grupo de pesquisa do CLE/UNICAMP. Todos os participantes do II Ciclo também serão integrantes desta linha de pesquisa no CLE/UNICAMP enquanto durar a formação. 

Outra novidade é que teremos dois colaboradores e parceiros em Angola, Chanja Sindika e Benvindo Ferraz. Eles vão participar do II Ciclo do GEPAL na qualidade de parceiros em cooperação solidária. Esta parceria visa preparar os parceiros para desenvolver Psicologia afrocentrada no contexto de Angola em conjunto com a P&A. 


Conheça o GEPAL


O II Ciclo do GEPAL será de setembro de 2021 a agosto de 2022. Este Ciclo tem três objetivos centrais: 

1) estudo de ontologias de raiz africana – Na primeira fase do ciclo, de setembro a janeiro de 2021, levantaremos e estudaremos referências sobre ontologias de raiz africana em textos produzidos em língua portuguesa, mas não só. Durante este período os participantes serão orientados a articular inserção exploratória em algum grupo ou comunidade tradicional. 

2) experiência comunitária de afrocentramento – Na segunda fase do ciclo de janeiro a julho, as/os participantes produzirão um processo de intersubjetivação dialógica junto a lideranças desses grupos ou comunidades tradicionais. Vão compartilhar os estudos realizados no GEPAL com estas lideranças locais e construir um diálogo com elas com vistas a qualificar e validar os conhecimentos acadêmicos a partir das realidades locais e culturalmente informadas. Esse processo será registrado em diário de campo. 

3) produção de conhecimentos a partir de orientação glocal – A perspectiva glocal se vale de perspectivas locais para abordar problemas globais. Nesta fase final do II Ciclo os registros das reuniões e diários de campo serão analisados e organizados com vistas à produção de trabalho final da formação terapêutica. A produção deste trabalho de conclusão será realizada entre os meses de abril e julho de 2022. Esperamos que em agosto  de 2022 esses trabalhos possam ser apresentados em eventos organizado pela P&A, quando o II Ciclo será concluído. 


Por que participar do GEPAL?

Estudos aprofundados de raiz africana em filosofia, psicologia e educação

Vínculo com o Grupo de Estudo Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital / CNPQ do CLE/UNICAMP.

Processos psico-emocionais de afrocentramento comunitário e de auto-cura

Metodologia Sankofa – revisitamos o passado para entender o presente e reconstruir o projeto de sociedade

Formação de médio prazo, com 12 meses de duração, favorecendo processos de auto-reflexão e auto-cura consistentes

Fortalecimento de relações com detentores do saber tradicional

Experiência de intercâmbio internacional com psicólogos da lusofonia

Orientação com pós-doutora experiente na área

Especificações

Requisitos

Profissional graduado ou pós-graduado

Período

O Ciclo II tem1 ano de duração. A assinatura vai de setembro 2021 até agosto 2022

Certificação

Psicologia & Africanidades e CLE/UNICAMP

Carga horária

80h total (36h em encontros ao vivo + 44h de estudos e atividades)

O grupo realiza 1 encontro por mês e as datas são combinadas de acordo com a disponibilidades do grupo. Caso seja impossível a participação nas datas escolhidas, a inscrição pode ser cancelada apenas entre os primeiros 30 dias após a adesão.

Como fazer parte do GEPAL

Inscrições:

de 11 a 30 de agosto de 2021

Investimento:
$2.200,00 divididos em até 12X
ou $1.900,00 à vista

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Docente

Simone Gibran Nogueira é coordenadora do GEPAL.
Pós-Doutora em Psicologia Social pela PUC-Campinas. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Estágio de Doutorado em Estudos Negros e Africanos na Georgia State University em Atlanta/EUA. Mestre em Educação pela UFSCar. Seus trabalhos acadêmicos e profissionais estão na interface entre educação, cultura e sociedade, abordando políticas de ações afirmativas, educação das relações étnico-raciais e descolonização mental. Autora do Livro: Libertação, Descolonização e Africanização da Psicologia – breve introdução à psicologia africana (2019). Ela também é professora de capoeira angola da Academia João Pequeno de Pastinha, formada por Mestre Pé de Chumbo. Iniciada no Ilê Axé Omo Aiyê pela yalorixá Nadia Santana e Mestre Lumumba Amauro.




Psicologia & Africanidades

Somos um centro de formação em psicologia afrocentrada, relações étnico-raciais e diversidade. Oferecemos formações terapêuticas em psicologia.

%d blogueiros gostam disto: