Evento





INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A Semana de Psicologia e Branquitude Crítica promove debates e reflexões sobre branquitude e o fazer da psicologia a partir de uma abordagem crítica. A Semana acontece online entre 27 e 29 de SETEMBRO e é realizada pela Piscologia & Africanidades.

As atividades são gratuitas e são transmitidas em nosso canal no youtube. É necessária inscrição para participar do evento.


preencha o formulário abaixo para se inscrever no evento. Inscrições encerradas.

Ao enviar suas informações, você permite que enviemos e-mails para você. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.



PROGRAMAÇÃO

27/09 – 14h às 15h30 – Live: Possibilidades e desafios da educação das relações étnico-raciais na Psicologia: branquitude e sistema de cotas

Convidados: Dr. Carlos Vinicius Gomes Melo pós-doutorando no IP/USP e Mestra Rosa Sales matriarca do Samba de Bumbo Nestão Estevam Mediadora: Profa. Simone Gibran Nogueira da P&A.

Resumo: Prof. Carlos Vinicius apresenta uma leitura sobre sua experiência universitária na Psicologia a partir de um recorte étnico-racial. Aborda criticamente a branquitude antes e durante a implementação do sistema de cotas universitárias. Mestra Rosa apresenta a experiência histórica de Mestra Raquel Trindade na UNICAMP enquanto uma ação afirmativa. Desta ação floresceu o grupo Urucungus, Puitas e Quijengues com mais de 30 anos de permanência na cidade de Campinas.

28/09 – 10h às 11h30 – Pesquisa e Clínica em Psicologia: olhares sobre expressões da branquitude

Convidados: Dr. Bruno Reis –  Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental no CETCC/FAEMA e Ms. Cibele Bittencourt – Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Social na PUC-SP Mediadora: Dra. Simone Gibran Nogueira da P&A.

Resumo: Cibele apresenta sua dissertação de mestrado em Psicologia Social “Os espelhos de Oxum: mulheres periféricas, relações raciais e autoimagem” defendida em 2020. Bruno apresenta sua experiência clínica com Terapia Cognitivo-comportamental a partir de um recorte etnico-racial.

29/09 às 10h às 11h – Diálogos para NÃO passar em branco

Convidadas: Dra. Ana Helena Ithamar Passos, Pós-doutoranda no programa Interdisciplinar “Humanidades, Direitos e outras Legitimidades” USP e Doutoranda Paola Prandini – Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação pela ECA/USP Mediadora: Ms. Iana Alvarez e Dra. Simone Gibran Nogueira da P&A.

Resumo: A partir da curadoria, produção e mediação do webprograma “Diálogos pra NÃO passar em branco”, que vem sendo realizado desde junho de 2020, a Profa. Dra. Ana Helena Passos e a Profa. Ms. Paola Prandini buscarão refletir sobre os avanços, os desafios e as conquistas relacionadas a dialogar criticamente sobre branquitude em uma sociedade mediatizada e racista. A partir de uma abordagem interseccional, em que classe, gênero e raça marcam as relações sociais da humanidade, dialogamos sobre os caminhos possíveis para a prática antirracista na contemporaneidade.


Parceiros:


%d blogueiros gostam disto: