
Sou psicóloga e educadora social com formação corpóreo-intelectual fundada na prática da capoeira angola e nos estudos negro-africanos. Estou comprometida “glocalmente” com a promoção de processos de libertação das opressões físicas, mentais, emocionais e espirituais.
Simone Gibran Nogueira: pesqusiadora livre e autonoma.
A proposta de ampliação do trabalho autônomo e livre da Psicologia e Africanidades toma corpo após mais de uma década de formações culturais e acadêmicas, bem como realização de experiências em projetos educacionais inovadores em diversos lugares sociais e com variados públicos. Todos esses trabalhos estão diretamente relacionados com as políticas de ações afirmativas, em especial a Lei 10.639/2003, a Lei 11.645/2008 e Lei 12.711/2012. A luta sempre será por um mundo mais dialógico em que a convivência com a diversidade de povos seja possível.
Serviços e Produtos
Formações Terapêuticas
Traduções Inteligentes
Consultarias Afrocentradas
Currículos Culturais-Acadêmicos
Formação Acadêmica
Pós-doutora em Psicologia na PUC-Campinas
(De 2015 a 2018)
Projeto: Políticas de Ações Afirmativas e Descolonização da Psicologia: contribuições do pensamento africano. Supervisão: Raquel S. Lobo Guzzo. Financiamento FAPESP.
Doutora em Psicologia Social na PUC-SP
(De 2010 a 2013)
Projeto: Psicologia crítica africana e descolonização da vida na prática da capoeira angola. Orientação: Antônio da Costa Ciampa. Financiamento parcial CAPES.
Estágio de Doutorado na GSU em Atlanta/EUA
(De 2011 a 2012)
Projeto: Aprofundamento em estudos africanos em Educação e Psicologia. Supervisão: Joyce King e Wade Nobles. Financiamento CAPES.
Mestrado em Educação na UFSCar
(De 2005 a 2008)
Projeto: Processos educativos da capoeira angola e construção do pertencimento étnico-racial. Orientação: Petronilha B. G. e Silva.
Colaboradores
Prof. Dr. Ramon Alcântada
Profa. Dra. Elcima Pereira
Ms. Cibele Bitencourt Silva
Chanja Shindika
Dra. Cláudia Wanderley
Fernando Oliveira
Apoios e Parcerias



Grupo de Pesquisa: Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital – CLE/UNICAMP