Equipe

Sou psicóloga e educadora social com formação corpóreo-intelectual fundada na prática da capoeira angola e nos estudos negro-africanos. Estou comprometida “glocalmente” com a promoção de processos de libertação das opressões físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Simone Gibran Nogueira: pesqusiadora livre e autonoma.

A proposta de ampliação do trabalho autônomo e livre da Psicologia e Africanidades toma corpo após mais de uma década de formações culturais e acadêmicas, bem como realização de experiências em projetos educacionais inovadores em diversos lugares sociais e com variados públicos. Todos esses trabalhos estão diretamente relacionados com as políticas de ações afirmativas, em especial a Lei 10.639/2003, a Lei 11.645/2008 e Lei 12.711/2012. A luta sempre será por um mundo mais dialógico em que a convivência com a diversidade de povos seja possível.

Serviços e Produtos

Formações Terapêuticas

Traduções Inteligentes

Consultarias Afrocentradas

Currículos Culturais-Acadêmicos

Formação Acadêmica

Pós-doutora em Psicologia na PUC-Campinas
(De 2015 a 2018)
Projeto: Políticas de Ações Afirmativas e Descolonização da Psicologia: contribuições do pensamento africano. Supervisão: Raquel S. Lobo Guzzo. Financiamento FAPESP.

Doutora em Psicologia Social na PUC-SP
(De 2010 a 2013)
Projeto: Psicologia crítica africana e descolonização da vida na prática da capoeira angola. Orientação: Antônio da Costa Ciampa. Financiamento parcial CAPES.

Estágio de Doutorado na GSU em Atlanta/EUA
(De 2011 a 2012)
Projeto: Aprofundamento em estudos africanos em Educação e Psicologia. Supervisão: Joyce King e Wade Nobles. Financiamento CAPES.

Mestrado em Educação na UFSCar
(De 2005 a 2008)
Projeto: Processos educativos da capoeira angola e construção do pertencimento étnico-racial. Orientação: Petronilha B. G. e Silva.

Colaboradores

Prof. Dr. Ramon Alcântada

Profa. Dra. Elcima Pereira

Ms. Cibele Bitencourt Silva

Chanja Shindika

Dra. Cláudia Wanderley

Marcelo Ricardo

Fernando Oliveira

Hugo Pereira

Apoios e Parcerias

Grupo de Pesquisa: Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital – CLE/UNICAMP

%d blogueiros gostam disto: