fbpx
  • 00dias
  • 00horas
  • 00min
  • 00seg.

Diálogos desde o Sul

O minicurso vai abordar as limitações da Psicologia produzida no norte hegemônico (eurocentrista) e apresentar um diálogo entre importantes contribuições de Psicologias produzidas desde o sul colonizado. Esse diálogo contribui para a Psicologia social e para profissionais que querem se aproximar do contexto brasileiro.

 

Esse é um minicurso gratuito 100% online que oferece conteúdos da Psicologia produzida por autorxs desde a América Latina e África. O minicurso acrescenta aos estudos da Psicologia Social um olhar crítico e propositivo para a prática psicológica.

Sobre nós

Psicologia & Africanidades é um Centro de Formações Terapêuticas que promove pesquisas e estudos em educação das relações étnico-raciais, Psicologia Afrocentrada e epistemologia da Psicologia.

 

Simone Gibran Nogueira é PhD em Psicologia Social. Pesquisadora e coordenadora responsável pela P&A, Pós-doutora em Psicologia Social pela PUC-Campinas, Doutora em Psicologia Social na PUC-SP, tem estágio internacional de doutorado em Estudos Negros e Africanos na Educação e Psicologia na GSU em Atlanta/EUA.

 

É professora de capoeira angola da Academia João Pequeno de Pastinha e iniciada no Candomble Ile Axé Omo Aiye.

Alguns depoimentos

Eu gostei muito do curso e superou as minhas expectativas porque introduziu, para mim, muitos conhecimentos (conceitos) novos ou pouco desenvolvidos nos meus estudos. Além disso os assuntos apresentados não se situaram apenas na ordem do saber, mas também do fazer e do estar no mundo, na ordem da práxis.

Nanci.

Achei o curso excelente, pude construir um olhar crítico sobre a própria construção da atuação da Psicologia dentro da realidade do país. Pude entender como a Psicologia me afeta enquanto mulher negra

Lohana.

Acho importante ter aprofundamento teórico para embasar qualquer prática profissional. No meu caso, estudar sobre as relações raciais, racismo e as as consequências à saúde mental de nós negros. Defendo que nós profissionais negros precisamos entender as questões históricas, econômicas, sociais, culturais, filosóficas e psicológicas, apreendendo como se deu o processo escravista no Brasil e a política de apagamento de tudo vinculado ao continente Africano, perspectiva ideológica que permanece ativa nas variadas práticas profissionais que tenho tido contado, especialmente nas áreas humanas.

Nizia.

    Faça parte do nosso grupo no Whats App

    A small river named Duden flows by their place and supplies it with the necessary regelialia. It is a paradisematic country, in which roasted parts of sentences fly into your mouth.