Saúde Mental da População Negra Importa!!!

A ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadores lançou a Campanha Saúde Mental da População Negra Importa!!! A Campanha será de 15 de agosto a 15 de setembro de 2020. Realizaremos uma live para colaborar com a ação.

Esse é um chamando a todos os setores da sociedade brasileira para fazer adesão. Se você se IMPORTA venha fazer diferença.

A @anpsinep quer saber, quais as suas práticas e estratégias de cuidados com a População Negra? Participe da Campanha #SaúdeMentaldaPopulaçãoNegraImporta! Produza um conteúdo, contando suas história/experiências de cuidado.

A Psicologia e Africanidades se alia à esse movimento. Vamos realizar uma live sobre “Psicologia de raiz africana – possibilidades plurais e dialógicas” no dia 14 de setembro as 17h, no nosso canal de Youtube e Fanpage. A live compartilhará resultados de pesquisa que estão registrado no livro “Libertação, descolonização e africanização da Psicologia – Breve introdução à Psicologia Africana” (2019) de Simone Gibran Nogueira.

Maria da Conceição dos Santos – “Diante do cenário atual, a população negra tem sofrido diretamente os efeitos colaterais que vão muito além do adoecimento físico em consequência da Covid-19. Neste ano, mazelas sociais como desemprego, racismo, violência policial, violência de gênero, têm resultado em danos psíquicos, que muitas vezes resultam em situações mais graves como é o caso do suicídio. O escancaramento destas situações atualmente evidencia desigualdades históricas que embora, sempre estivessem manifestas, com a presente crise nota-se os prejuízos em todas as ordens, inclusive, emocional de maneira muito mais intensa”.

Publicado por Simone Gibran

Criadora e Gestora da Psicologia e Africanidades.

%d blogueiros gostam disto: